A aquisição de um imóvel representa, para a grande maioria, a decisão financeira mais importante da vida de uma família.
Na média, a parcela de um imóvel consome algo entre 25% a 30% da renda familiar, e normalmente por mais de 30 anos. É uma responsabilidade de tirar o sono!
O que vejo na prática é que apesar de ser algo de profundo impacto nas finanças pessoais, os compradores tomam, na maioria das vezes, decisões com base na emoção, ao invés de planejar racionalmente aquela que é a melhor opção financeira.
Quer ver um exemplo da falta de planejamento na hora de comprar um imóvel ?
E só chegar até um stand de vendas de um prédio em lançamento, e ver como tem gente que visita um apartamento decorado e compra na hora! E por que isso comumente acontece…?
Porque a pessoa (que pode ser você…rs) se encantou com a planta e com a beleza do imóvel montado, e foi atendido por um vendedor bem treinado, que avisa que são poucas unidades disponíveis, e que logo vai esgotar….criando no cérebro a ideia de escassez.
Então, o medo de perder, acaba te apressando a uma decisão que pode custar muito caro no futuro.
E como não sucumbir a tentação ???
Planejamento é o nome do jogo!
Nos últimos anos o distrato de imóveis na planta tem crescido de forma acelerada. Concordo que alguns deixaram de pagar simplesmente porque estavam especulando e os preços caíram, mas na maioria são famílias que compraram o imóvel para morar e viram os seus sonhos frustrados, e o dinheiro suado perdido.
Segundo a revista EXAME, nos últimos anos o distrato de imóveis na planta chegou a atingir 43% dos contratos realizados.
É certo que alguns deixaram de pagar simplesmente porque estavam especulando e os preços caíram, mas na maioria são famílias que compraram o imóvel para morar e viram os seus sonhos frustrados, e o dinheiro suado perdido.
Por isso, é fundamental haver um planejamento, que contemple alguns aspectos fundamentais que você deve considerar antes de comprar um imóvel que leve em consideração diferentes aspectos, para que você possa fazer a escolha mais assertiva.
3 aspectos fundamentais que você deve considerar antes de comprar um imóvel:
- Analise com critério as suas necessidades de moradia ou investimento
- faça um planejamento financeiro:
- coloque na planilha todas as suas despesas / mês
- disponibilize até 30% da renda para pagamento das prestações
- faça uma análise criteriosa da melhor opção a longo prazo. Se necessário, peça ajuda a quem entende do assunto.
- análise os tipos de crédito disponíveis no momento, e liste as vantagens e desvantagens de cada um.
- Avalie qual o tipo de imóvel atende às suas necessidades de moradia ou investimento.
- faça uma pesquisa na internet do tipo de imóvel e dos valores
- analise o tamanho e a localização (bairro).
- analise a acessibilidade, seja de veículo próprio ou transporte público
- analise, se for apartamento, as condições do condomínio, a presença ou não de elevador, playground e outros benefícios
- avalie se é um imóvel novo ou usado.
E qual a melhor opção para se comprar um imóvel ?
Aquela que atenda às necessidades de moradia e ao mesmo tempo evita desperdício de recursos desnecessários!
Muitos saem a procura do imóvel que querem comprar, sem antes fazer uma análise do seu orçamento, do mercado e do tipo de crédito disponível no momento. Foque no planejamento financeiro, estudando e analisando criteriosamente a melhor opção a longo prazo.
Mas o que tenho que observar financeiramente antes de comprar um imóvel?
Isto é o que veremos no próximo artigo.
Fiquem com meu abraço!